Wednesday, December 26, 2007

Uma "moura" na Invicta

Hoje já me está a apetecer divagar um bocadinho... :)
O Porto é uma cidade castiça, muito gira. A impressão que tive da primeira vez que lá cheguei, foi que a cidade parecia acolhedora, com as casinhas pequeninas e aglomeradas na encosta, a bonita ponte D. Luís sobre um o rio Douro que realmente serpenteia por entre as encostas escarpadas que lhe adornam as margens.
Depois de andar a deambular pela cidade surgiram outras impressões. As casas eram de facto pequeninas, pelo menos a maioria, mas muitos dos edifícios são de uma imponência impressionante que, no conjunto com o cinzento que marca toda a cidade, transmite uma certa austeridade embora se torne um pouco triste. Mas é um paradoxo interessante, e sem dúvida que a arquitectura da cidade é de uma beleza admirável, fiquei impressionada. :)

Saturday, December 22, 2007

Bom Natal!

Tenho coisinhas para contar, mas ainda não tive coragem nem vontade para estar com grandes relatos...na verdade nem grandes nem pequenos. :P Qualquer dia...volto à normalidade do blog...se é que ela existe...
Entretanto, já estou de novo na minha casinha, na minha cidade, embora apenas por uns diazinhos, que são preciosos!
E se existe alguma magia no Natal...que ela se manifeste um pouco em todos nós, nem que seja por uma noite (que a magia seja mais duradoura que isso é o que se deseja).
Um Bom Natal para todos vocês! (pelo menos para aqueles que vierem visitar o bloguinho... ;)
(Já tenho árvore de Natal :)

Sunday, December 16, 2007

Gostar de alguém...

...por Fernando Alvim.

Não quero estar a "copiar" outros bloggers postando este link aqui, mas achei que é tão realista, toca mesmo num ponto crucial, que merece ser lido por mais gente, portanto vou ajudar a divulgar. Desta vez o Alvim acertou na "mouche".

(obrigada Paulo, por mostrares isto na blogosfera :)

Sunday, November 18, 2007

A quinta frase

E cá vai o segundo desafio...este foi feito pela Batatarana :)
Não foi propriamente o primeiro livro mais próximo de mim porque esse tem menos de 161 páginas, portanto tive que me deslocar até à estante, e tirei o que estava em cima dos outros, por sinal o último que li:

"Para a inscrição em Poitiers é preciso demonstrar que se possui um mínimo de três títulos de sangue."

in História do Rei Transparente, de Rosa Montero

Regras do jogo:
1. pegue no livro mais próximo, com mais de 161 páginas – implica aleatoriedade, não tente escolher o livro (nada de batotas!);
2. abra o livro na página 161;
3. na referida página procurar a 5.ª frase completa;
4. transcreva na íntegra para o seu blogue a frase encontrada;
5. aumentar, de forma exponencial, a improdutividade, fazendo passar o desafio a mais 5 bloggers à escolha.

Quanto aos bloggers por mim desafiados...bem, tarefa dificultada porque a maioria já respondeu ao desafio...mas lanço o desafio aos mesmos do desafio anterior: Su, Pombo e Sofia, e acrescento a Ana e a Marisa (a Sofia e a Marisa não são bloggers, mas a Marisa até era flogger e de qualquer maneira podem muito bem escrever aqui ;P).

Cinco filmes (+1)

Vou finalmente responder aos desafios que me foram lançados recentemente, e começo pelos filmes, desafio lançado pela Formiguinha...
Confesso que não sei bem quais os meus filmes preferidos...alguns dos que mais me marcaram não foram propriamente os que me deram mais prazer ver, e fico sempre na dúvida relativamente aos "escolhidos"...além de que nunca me lembro da maioria (lol) e é difícil escolher só 5 quando me lembro deles! Mas tentando fazer uma mix entre todos, eis o resultado:

1. Le fabuleaux destin d'Amelie Poulin
2. Before Sunrise/Before Sunset (fica aqui um 2 em 1)
3. Fight Club
4. The Schindler's List
5. Philadelphia

São só 5, mas estive quase horas para me decidir relativamente à 5ª opção...eles não estão por ordem de preferência, mas no ponto 5 tanto podia estar o que escolhi, como vários outros...também adoro o Shrek, o As Good as It Gets...mas pronto, ficam estes. E passo o testemunho à Su, Pombo e Sofia...considerando que estes desafiados quase não aparecem na net, se mais alguém que veja este blog se sentir motivado a responder ao desafio, força aí! (se não tiverem blog podem sempre estampar as vossas preferências na página dos comments aqui :)

Wednesday, November 07, 2007

Saudade

Essa palavra tão portuguesa...
Ainda não sei bem o que pensar ou dizer sobre a viragem de pernas para o ar que tomou a minha vida...daí que ainda não tenha referido sequer o assunto aqui. Mudança...mudar é bom, ter movimento, migrar mesmo..."o mundo é composto de mudança". E esta cidade nova para mim é simpática, bonita, cheia de novidades por descobrir.
Mas há aquele baú gigantesco que carregamos connosco onde quer que vamos. Todas as nossas memórias, os nossos sítios, os nossos amigos, a nossa família...vai tudo atrás...e no entanto tudo parece ficar para trás...tão longe...
Gosto do novo que estou a conhecer...mas sinto saudades de tudo...
...da minha casa, da minha rua, dos meus amigos, dos meus colegas, da minha mentora, do cipm, do journal club do cipm (lol), da minha bancada, das minhas batas!!! (ok, nesta altura suponho que algumas pessoas já rebolem a rir)
...da Gulbenkian, das árvores nuas da Gulbenkian...até das pedras da calçada! (aquela calçada branquinha, calcária, que é coisa muito rara e muito pouco vista por aqui...pelo menos eu ainda não dei por ela)
...do Bairro...do Chiado...do Tejo...da minha Lisboa.
É mesmo um baú gigantesco...

Um quarto de século

Foi na semana passada a celebração do importantíssimo evento ;P
Foi muito bom estar com os meus amigos, embora não estivessem todos (como sempre), uma boa parte esteve presente, alguns com bastante esforço. Não tenho fotos, nem registos, mas fica guardado na memória.
Obrigada a todos! :)

Friday, October 19, 2007

Sul

Não deixa de ser um pouco irónico este título neste momento...
Mas é o nome do restaurante situado no bairro alto, estilo tasca chic, numa tentativa de conciliar o típico ambiente rústico lisboeta com um requinte pós-moderno que me parece bem sucedida, chegando ao detalhe de criar pratos harmoniosamente simétricos (de tal maneira perfeito o equilíbrio na mesa que alguns se recusaram a acreditar que fosse propositado :)
E as iguarias são muito saborosas!

Sunday, October 07, 2007

Curto bue disto



Pode-se considerar música fácil, comercial, e não podia estar mais na moda...mas apesar disso tudo, é muito fixe :)

Sunday, September 30, 2007

A cidade para viver

You Belong in London

You belong in London, but you belong in many cities... Hong Kong, San Francisco, Sidney. You fit in almost anywhere.
And London is diverse and international enough to satisfy many of your tastes. From curry to Shakespeare, London (almost) has it all!


Fiquei surpreendida pela coincidência...porque gosto imenso de Londres e não esperava que me saisse justamente esta cidade! Claro que eu tinha que estar indecisa entre várias respostas, portanto fiz o teste várias vezes...lol. Aquilo é bastante limitado, mas o resultado que apareceu mais vezes foi Londres, seguido de Amsterdão e Barcelona :)
Portanto no fundo o primeiro resultado foi o mais adequado, pelos vistos qualquer uma servia lol ;P

Monday, September 10, 2007

Blue Lagoon

O jantar teve como pretexto o aniversário da Sofia. Cheio de coisas apetitosas, desde patés de atum e delícias do mar, kisch de espinafres, pães de alho, entre muitas outras coisinhas, passando pelo triunfal bacalhau assado no forno com batata e puré de batata (tudo a pensar em gente esquisita ;P), terminando com o belo arroz doce e gelado de caramelo, bem regado com bons vinhos, do Pico e de Scallabis e, como não podia deixar de ser...a sangria! Terminado o repasto, a maioria segue para o repouso do lar, enquanto as 3 estarolas seguem para o Bairro, onde Alguém (cujo nome não estou autorizada a revelar) esperava por nós. Ora...pois só lhes digo que a noite começou muito pacatamente no Páginas Tantas, onde foram servidas caipirinhas, cerveja e...o Blue Lagoon. Destaque para a bebida por mim escolhida, muito boa, docinha e...muito potente! A potência da cena foi tal que quando me levantei da cadeira senti o efeito brutal do malibu com vodka...digamos que desde então foi sair do bar torta e acho que ja não me endireitei porque depois disso a coisa só piorou...o que vale é que n fui a única! ;P
Frases da noite:
“NÃO, obrigada!”
“Pinho!!!”
“Falta um irmão!”
“Ele contou mal!”
“Vamos dizer OLÁ!!!”
“OLÁ!!!”
“Não consigo!!(prender as palhinhas nos dentes)”
“Só fui com o joelho ao chão.”

Até deu para dormir...na disco, em pé, encostada à parede (esta foi inédita)...no carro, à espera do metro...e depois foi pegar nas trouxas e ala para Faro, dormir no comboio...na bomba de gasolina...e, finalmente, na praia.

Parabéns Sofia! ;)

Thursday, September 06, 2007

Tejo


Adoro este rio...é de uma grandiosidade impressionante...

...mesmo numa fotografia de fraca qualidade, tirada em movimento em plena ponte 25 de abril :)

Friday, August 31, 2007

1º aniversário

Dia 29 de Agosto o meu blog fez anos!!!
Parabéns blog!...atrasados...LOL

Thursday, August 30, 2007

Parabéns Paulo!

Foi no sábado o jantarito dos 24 anos do Paulo, que por acaso teve lugar no já tão familiar Escondidinho da Curva. "Jantarito" é como quem diz, porque apareceu "montes" de gente, cada um de um sítio diferente, para não variar. :) Houve lugar para perseguições a chapéus-de-chuva, conversa animada, bebida a correr célere (muiiiiiiita sangria...), no mesmo bairro de sempre, numa noite que se estendeu até amanhecer...Qual amanhecer? Só cheguei a casa às 9h30 da manhã, já era mais que dia!

E depois de umas horas mal dormidas, nada como um mergulho fresquinho numa tarde em que o Verão se lembrou de espreitar e deixar o sol quente espraiar-se à vontade.
(Ainda bem que me arrancaste de casa, Sofia...mesmo rota lol).

The dark side

Depois de meia hora a decidir que filme ir ver, e do escolhido ser "The Simpsons", eis que não nos foi permitido assistir ao desejado, porque diz que era "noite de antestreia" e os sacrificados foram os simpsons. Ou era o Mr. Brooks ou o Ratatouille, e acho que nesse caso o Sr. Pedro ainda tinha algum espasmo e eu e a Ivi não chegávamos com saúde ao fim do filme...(provavelmente nem ao princípio lol).
Não é mau o Mr. Brooks. Desconhecia que este filme estava em cartaz, estava completamente às escuras sobre a história, mas até se vê bem...é engraçado. De destacar a notável interpretação de William Hurt na face oculta de Mr. Brooks.

Thursday, August 23, 2007

Linha d'água

É sem dúvida um dos lugares mais agradáveis de Lisboa, ideal para estar no fim de um dia de Verão, a comer um saboroso gelado...

Garanto que foi só um gelado...sem aditivos...LOL! ;)
Gostava de pôr aqui uma foto do sítio propriamente dito, que afinal era o que interessava mas não tenho lol...fica para a próxima. :P

Monday, August 20, 2007

Sunday, July 22, 2007

Bowling

A minha primeira experiência no bowling foi...bem...digamos que não foi propriamente um sucesso mas também não me saí mal de todo...para quem é principiante, claro. Descobri que jogo tão bem com a mão direita como com a esquerda, e que seria bastante conveniente ter mais força nos braços para lançar as bolinhas...também fiquei com a sensação de que as bolas às vezes fazem uns efeitos engraçados, vão direitinhas até ao fundo e na hora de bater nos pinos, desviam-se e não batem em nenhum! (Geniosas...) Foi uma noite muito bem passada, divertida, em boa companhia, e uma excelente forma de desanuviar durante uma árdua semana de trabalho. E melhor ainda, deu para matar umas saudadinhas. :)

os sapatinhos maravilha... os profissionais da jogada...
as bolas...algumas com mau feitio! ;P

Monday, July 16, 2007

let's come together

Não consigo pôr aqui o vídeo, por isso deixo o link do youtube...

Não sei bem qual foi a ideia de quem fez este vídeo para publicitar o cinema europeu...mas está cómico, de uma forma um pouco rebuscada porventura... :)

http://www.youtube.com/watch?v=koRlFnBlDH0

ainda dá para reconhecer umas quantas cenas do "fabuloso destino de amelie"...he he

Sunday, July 08, 2007

the third

Depois de muito ser adiado, finalmente consegui ver o novo filme do Shrek. Na versão original, que não consigo imaginar o Donkey sem o Eddie Murphy, ou o Gato das Botas sem o sotaque espanhol do Banderas...nem o Shrek com pronúncia do norte lol. Não é que a versão portuguesa não seja boa, mas dobragens...para mim o original é sempre melhor.
Está muito giro, na mesma linha dos anteriores, com o mesmo tipo de mensagem, cómico e conseguem fazer uma miscelânea de todas as conhecidas "histórias de encantar" que é muito divertida e no mínimo interessante...enfim, é o Shrek! :)

Sunday, July 01, 2007

Perder uma memória...

Parece que a substância milagrosa é o propanolol, que funciona como antagonista da adrenalina. Ao que consta, as quantidades elevadas de adrenalina que são libertadas no organismo após um acontecimento traumático, contribuem para "gravar" de tal forma esse acontecimento na memória, que é muito mais facilmente recordado do que outros eventos neutros ou até mais agradáveis (deve ser por isso que se diz que nos lembramos muito mais do que nos aconteceu de mau do que o que nos aconteceu de bom...). Pois este propanolol impede a ligação da adrenalina aos receptores adrenérgicos e se for tomado a seguir ao acontecimento ou à recordação do mesmo, este não vai ficar tão gravado porque a adrenalina não vai surtir efeito. É qualquer coisa deste género, trocando por miúdos, se quiserem mais detalhes vão a esta página.

O resultado é que pessoas que sofrem de stress pós-traumático, por exemplo, conseguem passar a recordar o que lhes aconteceu sem terem ataques de pânico e ficarem completamente desequilibradas, como costuma acontecer. Pelo contrário, perante a imagem do sucedido não sentem nada, lembram-se daquilo como de outra coisa qualquer que não lhes despertasse qualquer sensação, como se tivesse acontecido a outra pessoa e não a elas.

Claro que isto já levantou uma discussão ética, uns dizem que se é bom, porque não toda a gente tomar, outros alegam que estando acessível a qualquer pessoa pode ser tomado de forma errada, e qualquer pessoa que queira esquecer qualquer coisa que tenha feito de mal e com a qual não se sinta bem pode passar a tomar o propanolol e deixa de ser sentir culpado ou envergonhado, etc...

Um dos meus livros favoritos é "O Homem e o Espectro", de Charles Dickens. Curiosamente, o tema é exactamente este, um homem que quer esquecer algo que lhe aconteceu no passado e que é tão marcante que o atormentou o resto da vida...até ao dia em que, não pelo propanolol mas por um acordo com uma entidade (o espectro), ele esqueceu esse momento e deixou de sofrer. Tal como as pessoas que tomaram propanolol, deixou de sentir. Mas ele deixou de sentir fosse o que fosse, a insensibilidade e a "amnésia" não era só em relação àquele momento em particular mas em relação a tudo. Ele via as pessoas, até as reconhecia, mas não sentia absolutamente nada...e isso acabou por ter consequências catastróficas.

Se o propanolol pode ajudar a ultrapassar momentos traumáticos, acho que deve ser tomado...mas apenas nesses casos, para ajudar pessoas que sofrem de stress pós-traumático. Mas...
Será que a perda da "memória" não se vai estender a outros momentos da vida da pessoa? Pelo que vi não há nada que garanta que só vai acontecer para o momento que se pretende esquecer...Será que não pode haver uma "dessensibilização" completa da pessoa que tomar o "remédio do esquecimento"? Como na história de Charles Dickens...

Friday, June 22, 2007

os bixólogos

No dia 9 de Março de 2006 nasceu o nosso velhinho "bixólogos"...fui visitá-lo quando procurava o link de um vídeo referido num post. Mas acabei por ver os outros posts, comentários, imagens...tão representativos dos momentos que vivemos principalmente naquele último ano da faculdade, mas também dos anos anteriores em que, embora sempre algo dispersos (como sempre :P) estivémos sempre juntos...Um espaço onde cada um deu um bocadinho de si, onde foram registados eventos e partilhadas emoções...E hoje, quando vi isso, não deixei de esboçar um sorriso.
Durou poucos meses, o nosso bloguinho, e tenho pena por isso. Mas talvez isso aconteça porque representa uma Era que já passou. Todavia ele continua a existir, e o que vivemos está ali gravado, como amparo da nossa memória...
E só por isso já valeu a pena.

Saturday, June 09, 2007

Alive! 2007

Grande dia, com Blasted Mechanism, Linkin Park e Pearl Jam. Houve lugar para 4 partidas de matrecos, que acabaram 2 igual - resultado justo, como convém a participantes (des)equilibrados (sim, que a Maggie, a Ivi e o maninho da Ivi até jogam bem, mas eu sou uma nulidade, ate me surpreendi a mim própria quando fiz uns golinhos hehehe;), pizza familiar com (e sem) cogumelos e desesperadas corridas às garrafas de água. Corrida também foi a nossa quando começou Blasted, estávamos a comer a pizza...o que resultou no Je de pizza na mão no meio da maralha...foi bonito. Lol. Já tinha visto os Blasted ao vivo, há uns anos atrás, mas desta vez gostei mais (não sei porquê), foi muito fixe! No concerto de Linkin foi o delírio. Era ver toda a gente ao rubro, a berrar as músicas até não haver mais voz e a saltar bastante, até para conseguir ver alguma coisa para além das "torres" inconvenientes à nossa frente.
Aperto mesmo foi depois do concerto, com um gládio entre quem queria sair e quem queria entrar na zona próxima do palco, senti-me parte de uma massa humana, completamente impotente na minha pessoa mas com uma força que me superava por completo...por alguns segundos tive uma pequena noção do poder da união do povo...já estou a divagar, mas foi mesmo bue estranho. Depois Pearl Jam...para ser sincera, eu fui mesmo para ver Linkin Park, mas tinha curiosidade em ver Pearl Jam...e gostei imenso. O concerto foi mais calmo que o de Linkin (o público também era ligeiramente diferente), o Eddie é muito simpático, de valorizar o esforço para falar português, com a cabulazita numa mão e a cerveja na outra, não percebi metade do que ele disse mas conta a intenção ;) De registar a parte em que ele disse que "temos que ir embora porque amanhã temos um concerto em Madrid", ao que se seguiu uma onda de apupos (aos espanhóis, não ao Eddie) que foi aplacada com qualquer coisa que terminou em "QUE SE FODA MADRID!". Não preciso de dizer qual foi a reacção do público...os nossos vizinhos espanhóis é que não devem ter ficado muito satisfeitos...mas é como disse o senhor...LOL ;P
Foram as fotos melhorzitas que o Bruno tirou (sim, que foi o único a levar máquina fotográfica, o que até dá sempre jeito...lol).

E esta é a versão do dia 1. Se quiserem uma versão do dia 2 (não minha, claro) vão aqui.

Thursday, June 07, 2007

"diz que é uma espécie de jantarada"

Só podia ser o Zé a dar a conhecer aos próprios alfacinhas e conterrâneos alentejanos, mais alguns visitantes da invicta (segundo consta), pérolas escondidas no âmago da cidade lisboeta :)
Diz que era mesmo uma espécie de jantar numa espécie de restaurante que não se auto-intitula como tal, numa espécie de terraço com uma fantástica vista sobre a cidade, o Tejo e a margem sul (aquela que, a avaliar pelas luzinhas nocturnas, não é propriamente um deserto ;P).
Conversa a correr solta e...bem...a sangria também...porque "se é para a desgraça, é para a desgraça!" pois...que o diga a Te, a minha companheira da desgraça ontem...lol. Eram brindes a torto e a direito, cada vez mais torto à medida que o jantar avançava, mas conseguimos sair de lá direitas! ;)

Esta foi a única foto que tirei...antes do jantar...a caminho do dito cujo...depois do jantar os registos não estão comigo. Só para verem o que se pena para lá chegar...e é só uma pequena amostra...
(gosto do detalhe dos DENTES...lol)

Parabéns Zé! :)

Friday, June 01, 2007

a especialidade da (minha) casa

O dia mundial da criança foi o pretexto para a brigada do tupperware fazer uma almoçarada, cheia de petiscos apetitosos - de realçar a lasanha deliciosa da Na -, que foi de comer até não poder mais com a pança (lol). Há semanas que aqui Je tinha garantido que "no próximo almoço faço arroz doce!". Tudo bem, excepto se acrescentar o pequeno detalhe de apenas ter feito o dito arroz 1 vez na vida, há uns 5 anos atrás...e ainda p cima para ser do domínio público (ou seja, havendo um desaire não ficava entre 4 paredes...) e ainda por cima não sou propriamente um Ás na cozinha... Mas tudo bem! Foi agarrar-me ao fogão, munida dos devidos apetrechos e o indispensável livro de receitas, e recordar-me das instruções que a minha querida avozinha me deu na tal primeira experiência...preciosos segredos de família. ;)
Bem, acho que tendo em conta as circunstâncias, e modéstia à parte, o arrozinho não estava nada mau. Só tenho que optimizar a técnica, fazer uns ajustes e tal...e fica no ponto!
Para já...digam lá se tem ou não tem bom aspecto! ;P

Tuesday, May 29, 2007

No al silencio

"O canal de televisão mais antigo da Venezuela, RCTV, parou a emissão à meia-noite de domingo (05:00 em Lisboa), enquanto milhares de pessoas se manifestavam contra a decisão do presidente Chávez de não renovar a sua licença."

in http://www.rtp.pt/index.php?article=283795&visual=16

Quantas vezes é sob a capa da igualdade e da liberdade que se vai instalando a ditadura...quando o povo se encontra desesperado, eis a altura ideal que os oportunistas não deixam passar...

Curioso como acenando com a igualdade e a liberdade se aniquila a democracia e se perde precisamente aquilo que se apregoa...

E impera o silêncio...

Friday, May 18, 2007

Green cell

Quando olho para esta imagem vejo grades...mas curiosamente, a sensação que me transmite não é a de uma cela...Não sei se é do verde tranquilizador, se do raio de sol que timidamente espreita por entre as canas...
Não, certamente não é uma prisão...
É mais como se de uma passagem mágica se tratasse, para um mundo encantado...ou, numa perspectiva menos surrealista, uma vedação aparentemente frágil que actuasse como um muro protector de uma floresta, um espaço protegido da cobiça e insensatez humana...Tivesse esse muro poderes fantásticos para afastar de si o poder insaciável do fogo!

Saturday, May 12, 2007

what kind of intelligence are you?

Your Dominant Intelligence is Linguistic Intelligence

You are excellent with words and language. You explain yourself well.
An elegant speaker, you can converse well with anyone on the fly.
You are also good at remembering information and convicing someone of your point of view.
A master of creative phrasing and unique words, you enjoy expanding your vocabulary.

You would make a fantastic poet, journalist, writer, teacher, lawyer, politician, or translator.


Pronto...lá porque uma pessoa não pesca uma minhoca de matemática, já não está virada para a ciência...
Estou sempre a cair no mesmo, o que vale é que há gente que ainda acredita...ou não! lol ;P

E vocês, são o quê? :)

Friday, May 11, 2007

bandeirinha

São bonitas as cores da nossa bandeira!

Tuesday, May 01, 2007

momentos de Pessoa

Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.

Fernando Pessoa

Wednesday, April 25, 2007

25 de Abril

Não quero deixar passar a data sem a referir...33 anos passados desde o dia da Liberdade...ou o princípio da conquista da mesma. Mudou muita coisa desde então, tanto que, lamentavelmente, quem não viveu o momento e o longo período que o antecedeu, não sabe qual o verdadeiro significado da Liberdade que hoje temos. E no entanto...tenho a sensação de que em certos aspectos não mudou assim tanto...há ainda um longo caminho a percorrer para este velhinho país se actualizar.


Seja como for, honra seja feita aos que lá estiveram.

Aos que lutaram por nós.

Pela Liberdade.


Como Salgueiro Maia, o verdadeiro Capitão de Abril.


E não resisto a deixar aqui a célebre canção...pode ser um cliché já, de tão associada estar ao evento, mas é inevitável. E é linda.

Sunday, April 22, 2007

Praia!


Finalmente pus os pés na praia este ano...haja Tempo! (nas duas acepções mais correntes da palavra "Tempo")

Parecia Verão...assim é que eu gosto da Primavera ;)

Monday, April 09, 2007

Ruas tortas


A foto está péssima, mas achei piada aos paninhos pendurados, estilo "aldeia da roupa branca", faltavam os 3 corpetes e o avental...ou não. Mas o sítio, cujo nome não me lembro (a bem dizer, nem o vi) é muito giro, com um pátio onde é muito agradável estar a conversar e a beber qualquer coisa...desde que não seja licor que supostamente é de pinho, mas parece mais verniz para madeiras...arrrghh!!! Lol. Em suma, recomenda-se (o espaço, não o licor).
Depois questionam-se pela razão de tal titulo para o post...sangrias que se deslocam pelo ar, ruas que se vêem tortas, gente que não anda lá muito direita, buscas esfomeadas por algo para comer, tostas que caem que nem ginjas, e cevada, que diz que alimenta o corpo e o espirito. :)

Monday, March 26, 2007

O pequeno português

Confesso que a minha primeira reacção aquando do resultado do programa televisivo foi "vou vomitar". Era a minha vontade, vomitar no resultado...para não dizer outra coisa. No resultado, na pessoa do resultado - o suposto vencedor - e principalmente, nas pessoas que votaram nele.
Eu até consigo considerar várias razões que explicam tal votação...
Pode ter sido porque uma certa extrema direita se organizou para votar no "pequeno português" enquanto a restante população portuguesa se dispersou pelos 9 grandes portugueses do grupo finalista...
Os próprios resultados não serão significativos, pois apenas uma minoria dos milhões de portugueses participou na "eleição"...
É ainda de ter em conta que, dadas as condições em que se encontra o país, a crise grave que se arrasta há várias décadas e tem vindo a piorar nos últimos anos, muito boa gente está revoltada com este circo em que se tornou o nosso governo, a ponto de...
...votar no maior ditador que governou Portugal???

É notório que neste momento existe um descontentamento generalizado...mas isso não justifica um saudosismo irreflectido pelo principal responsável pelo atraso gigantesco que temos em relação ao resto da Europa e pelo mar de imbecilidade em que o nosso povo está mergulhado.
Tratou-se de eleger a pessoa em quem os portugueses têm mais orgulho e que melhor representa as suas qualidades. E escolhem um indivíduo que representa a ignorância, mesquinhez, pequenez, pobreza...DITADURA!!! É isso que os portugueses querem? Será que já esqueceram? Ou na verdade gostaram?

Lamento muito mesmo...muito...custa-me dizer isto mas neste momento tenho vergonha de pertencer a um país com este povo...Porque ou são uma cambada de imbecis ou uma cambada de fascistas, e não sei qual das hipóteses é a pior. Sei é que a expressividade do resultado chega a ser assustadora: 41%.
E para mim isso é uma vergonha!

E mais do que nunca apetece-me gritar...

VIVA A LIBERDADE!

Wednesday, March 21, 2007

Pelo dia mundial da Poesia...

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca

Tuesday, March 20, 2007

a noitada (he he)

As meninas da Gastro (ai como isto soa bem) resolveram aventurar-se na noite lisboeta. Hurra. Lol. Depois da "tódinha" da Chamuça esperar 45 min pelas atrasadas, lá fomos em busca do famoso restaurante das escadinhas, também conhecido por Solar do Duque, onde nos empanturrámos com deliciosa refeição (lá fui eu à minha alheirazinha...para variar!) ao relento. Repito: ao relento. Sim, porque "está-se tão bem cá fora" e "que noite agradável" que estava. Estar, até estava, um calorzinho, mas no fim do jantar a conversa era outra...lol. Depois, como convém a noite passada no bairro e arredores, foi andar para cima e para baixo, entre Ginginhas e Kalashnikovs, boa música, conversa animada, muita risota, alguns olhares indiscretos e com espaço e tempo para um pezinho de dança. Claro que no fim já nos arrastávamos pelas ruas...(frase também muito bonita) com a Dona Corleone a refilar porque Alguém insistia em acelerar o tempo todo...quem é que a mandou ir de saltos??:P Enfim, perdemos um elemento pelo caminho (Na, sua cortes!) mas foi muito giro, jantar deveras proveitoso e noite cheia ;) Noite essa que foi concluída num metro perto de si, para umas, e num barco que balançava demasiado, para outra...lol. Não sem antes passarmos pelo caldo verde mais apetitoso de Lisboa.
Cheguei a casa de manhã com os passarinhos a cantar...(e depois digam que ela não está a chegar!lol) ;P

Saturday, March 17, 2007

Monday, March 12, 2007

A minha primeira PTT!

Foi pois a primeira vez em que euzinha meti a mão "na massa" e me embrenhei na labuta de 3 dias (labuta mesmo, que as dores musculares com que fiquei o resto da semana comprovaram isso!) que me partiu toda, mas sobrevivi! Lol. Custou, mas lá dominei (assim basicamente) o radioactivo...e eis o lindo resultado!
Ok, presumo que seja difícil ver beleza nisto...mas para mim é lindo! Lol...e é meu! ;)

Sunday, March 11, 2007

Panorama etanólico



Como as hipóteses se apresentam tão mais interessantes com certos aditivos...cuidado! lol ;P

Saturday, March 03, 2007

Eclipse

A Lua esconde-se do Sol...e mesmo permanecendo ali, à nossa frente, deixamos de a ver.
(pensando bem, parece-me que estes 3 se divertem bastante...têm uns jogos engraçados...lol)

Friday, March 02, 2007

Uma noite no Bairro

Como já vai sendo habitual quando o nosso amigo Paulo vem a Lx, lá fomos para mais um jantar. Desta vez seguimos para a Floresta do Calhariz, onde serviram uma sangria das boas, e eu numa espécie de déjà vù, voltei a pender para a alheira com ovo estrelado e batata frita...(já estou a salivar só de me lembrar lol). Enfim, vou cessar com os delírios gastronómicos. Andámos, andámos, andámos...no mesmo bairro de sempre, enquanto "alguém" insistia em afirmar convictamente que só ia beber qualquer coisa e depois ia para casa cedinho...mas foi habilmente convencida a ficar (o poder da persuasão...e não só!;). Finalmente assentámos, onde mais se nos juntaram, com a noite a prolongar-se até às tantas em amena cavaqueira. O sô Zé teve um acesso inspirador que lhe conferiu o dom da atribuição de novos nomes: Mariana, Mafalda e Matilde, que trocaram de donas sei lá quantas vezes. Ainda houve lugar a uma série de revelações: no fundo, no fundo, sou uma "gótica disfarçada de laranja" e quem seria a Mafaldinha - "a revoltada contra o mundo"... E depois de tão simpática noite, as 3 meninas do grupo acabaram a confortar a barriguinha no caldo verde, sempre aberto nas horas mais precisas.

Tuesday, February 27, 2007

Regresso à velhinha rua

Depois de sair de uma apresentação, com a típica sensação de pressão encefálica, nada mais me apetecia senão comer um bolo bem doce e passear pelas ruas cheias do solinho invernal. Eis senão quando, em final de tal passeio, me deparo com aquilo que se revelou o dilema da semana:

To take or not to take it - that was the question. Provavelmente seriam efeitos da referida "pressão encefálica", mas a verdade é que não resisti e - tenho que dizer - graças à providencial ajuda da Te, tomei a grande decisão. Lol. Obrigada Te ;)

E por razões óbvias cheguei a casa e vá de procurar a musiquinha que volta e meia me assalta o espírito e me põe a cantar feita parva (é isto e o Noddy, não há duvida de que estou lá...não sei bem onde, mas nos 24 anos não deve ser :P). A verdade é que foi ver o monstro das bolachas e fui automaticamente projectada nos 80's...devo 'tar mesmo cota!


Vocês não sei...mas continuo a curtir a parva da música...lol...faz-me recordar...muita coisa :)

Saturday, February 24, 2007

Carnival

Juntam-se meia dúzia de gaiatos vestidos com pouco rigor - sim, que as máscaras ficaram em casa, mas como é Carnaval, ninguém leva a mal e temos sempre o improviso! Abre-se a torneira lá de cima na hora precisa em que se procura o restaurante, senta-se numa mesa que se revela típica do "desenrascanço" português, com uma tábua sobre 2 mesas para fazer de 3 (whatever, teve o efeito pretendido, a mesa cresceu). Jantar apetitoso bem regado com a bebida mais natural, atípica, e que acompanha todos os seres desde que vêm ao mundo (não, não é o leitinho, mas deixo-vos tentar adivinhar o que seria...não é dificil :P). No fim de farto jantar, segue-se um barzito simpático no tão familiar bairro lisboeta...
:)

o resto das fotos acrescento depois, por ora só tenho estas

Monday, February 12, 2007

Bilbeau


A resolução não está tão boa como queria...(foto de foto já antiga, da qual não fui eu a autora, mas não sei quem foi) mas mesmo assim é o suficiente para se ver que é o cão mais lindo do mundo! Digam lá se não ;) Ou era...bem, para mim ainda é! Presto assim uma pequena homenagem ao meu grande companheiro na infância, o meu melhor amigo.

Friday, February 09, 2007

Tuesday, February 06, 2007

Sim...

...porque...
...actualmente, se uma miúda de 12 anos engravida (sim, isso acontece), não tem condições de fazer um aborto;
...a lei em vigor é discriminatória, pois quem tem dinheiro faz os abortos que quer (mete-se no avião para outro país e já está - limpinho), mas se uma mulher pobre com 8 filhos engravidar, não tem outra hipótese senão levar a gravidez a termo ou então recorre ao aborto clandestino, em condições precárias na maioria das vezes;
...a lei em vigor humilha as mulheres, expõe-nas em praça pública e obriga-as a pagar por algo que é um direito que lhes pertence;
...
Há imensas razões, e eu podia estar para aqui a falar nelas até mais não, mas não é o que pretendo. Referi estas porque me parecem as situações mais flagrantes. Não estou a defender o aborto. Acho que o aborto é algo horrível, absolutamente traumático, por isso só deve ser considerado em última instância, quando tudo o resto falha (sim, porque às vezes os métodos contraceptivos falham - mesmo quando são usados). Mas uma mulher que decide fazê-lo não pode ser condenada por isso. É uma decisão que só a própria pessoa, que conhece todas as condições que envolvem essa gravidez, pode tomar, e não deve ser o Estado a decidir por ela. O que está em questão neste referendo não é a moralidade, não é se o aborto é certo ou errado, se deve ser feito ou não - apenas se refere à posição do Estado relativamente à pessoa que decide fazê-lo: se deve continuar a proibir ou se isso deve acabar.
E a resposta parece-me muito simples...o Estado não tem o direito de intervir numa questão que deve ser decidida por cada um.
Por muitas dúvidas que o aborto me possa suscitar, não consigo ir contra os meus princípios concordando com uma lei castradora...não consigo ir contra aquilo que sempre defendi: a liberdade. É disso que se trata, e é nisso que vou votar, na liberdade de escolher.

Saturday, February 03, 2007

Cântico negro

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui"!
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não vou acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre de minha Mãe.

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Porque me repetis: "vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.
Eu tenho a minha Loucura!
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
- Sei que não vou por aí!


José Régio

Thursday, February 01, 2007

Era uma vez...uma grilinha

Eis a pequena grilinha que vagueia hesitante na penumbra do anoitecer, buscando ansiosa pelo seu macho trovador. "Drama!" - dizeis vós, é ter de escolher, ó árdua decisão essa de decidir o rumo a tomar, no meio de tanta melodia. Nada temeis, jovem cantante! O segredo está no padrão temporal da canção de chamamento, nessa voz que se ergue no meio da bruma...and may that be chosen male!.


Definitivamente...a ecofisiologia animal baralhou-me as sinapses...

Thursday, January 25, 2007

Masoquismo?

Imaginem a situação:
- um jogo
- um jogador em desespero
O jogador tem duas hipóteses: desiste e perde ou vai a jogo e aposta alto, arriscando-se a perder ainda mais...Com o pequeno detalhe de que o jogo não é propriamente bom, pelo que a probabilidade de ganhar alguma coisa com a aposta é baixa...
Aposta alto sabendo que provavelmente vai perder.
Considera-se o jogador:
- masoquista?
- estúpido?
- um tipo simplesmente movido pelo desespero?

nota: aparentemente não há nenhum prazer aparente no jogador em sofrer a derrota...quanto ao oculto já não sei...:P

Pronto...Comportamento Animal deve ter-me avariado os fusíveis...ou então a culpa foi do bife...da vaca...lol

Wednesday, January 10, 2007

Naked bodies

When the winter falls...

Saturday, January 06, 2007

Do you take it...?



Não estou a mandar ninguém fazê-lo...lol :P
Mas que está demais...isso está...;)

Tuesday, January 02, 2007

Bom ano 2007!

Quero desejar a todos um feliz ano novo!
E quero agradecer aos meus amigos que estiveram comigo no final do velhinho ano 2006 e no início do novinho em folha 2007! (mesmo aqueles que estavam ocupados a vomitar...lol ;P)
Acho que vocês sabem quem são :)