Monday, March 26, 2007

O pequeno português

Confesso que a minha primeira reacção aquando do resultado do programa televisivo foi "vou vomitar". Era a minha vontade, vomitar no resultado...para não dizer outra coisa. No resultado, na pessoa do resultado - o suposto vencedor - e principalmente, nas pessoas que votaram nele.
Eu até consigo considerar várias razões que explicam tal votação...
Pode ter sido porque uma certa extrema direita se organizou para votar no "pequeno português" enquanto a restante população portuguesa se dispersou pelos 9 grandes portugueses do grupo finalista...
Os próprios resultados não serão significativos, pois apenas uma minoria dos milhões de portugueses participou na "eleição"...
É ainda de ter em conta que, dadas as condições em que se encontra o país, a crise grave que se arrasta há várias décadas e tem vindo a piorar nos últimos anos, muito boa gente está revoltada com este circo em que se tornou o nosso governo, a ponto de...
...votar no maior ditador que governou Portugal???

É notório que neste momento existe um descontentamento generalizado...mas isso não justifica um saudosismo irreflectido pelo principal responsável pelo atraso gigantesco que temos em relação ao resto da Europa e pelo mar de imbecilidade em que o nosso povo está mergulhado.
Tratou-se de eleger a pessoa em quem os portugueses têm mais orgulho e que melhor representa as suas qualidades. E escolhem um indivíduo que representa a ignorância, mesquinhez, pequenez, pobreza...DITADURA!!! É isso que os portugueses querem? Será que já esqueceram? Ou na verdade gostaram?

Lamento muito mesmo...muito...custa-me dizer isto mas neste momento tenho vergonha de pertencer a um país com este povo...Porque ou são uma cambada de imbecis ou uma cambada de fascistas, e não sei qual das hipóteses é a pior. Sei é que a expressividade do resultado chega a ser assustadora: 41%.
E para mim isso é uma vergonha!

E mais do que nunca apetece-me gritar...

VIVA A LIBERDADE!

4 comments:

Marisca said...

Eu simplesmente não acredito!

...e pior é ouvir o meu irmão a dizer, e passo a citar:

"ganhou porque foi ele que alterou a economia do país"

...mas ele diz isto como se ele realmente merecesse ganhar...

Mercurya said...

pois! o pior é que foi a pensar assim que muita gente votou nele...

E parece que houve um gap e a informação não chegou às gerações mais recentes tb...não percebo como, pq a mim chegou...

Qual é a parte de ditadura que não percebem? se calhar era bom consultarem mais o dicionário...

Ines said...

Não admira que Portugal esteja como está! Que vergonha!
Tb axo que não chegou às camadas mais jovens...
**

Desenho Desanimado said...

Não acho assustador. A verdade é que a extrema direita está organizada em Portugal, basta ver o belo cartaz no Marquês de Pombal.
Eu não participei da votação e como eu possivelmente a maioria das pessoas que conheço.
Mas devo dizer que acho que o programa foi mal moderado. Desde o início se atacou Salazar e desde o início tornaram esta competição de 10, em 9 contra 1 (ou 1 contra 1). A RTP estava a pedi-las... Os adolescentes rebeldes vão votar nele só para chatear os pais.
Ele foi de facto uma figura marcante, mas daí a ser um grande português vai um longo caminho...

De qualquer maneira, e como já se sabia quem ganhava, eu estive a assistir à ignorância deste país na concorrência: "A Bela e o Mestre" :P já nada me surpreende!