Saturday, September 16, 2006

Complexo de Hamlet

Vou agora partilhar convosco a minha análise sobre uma das personagens mais fascinantes e complexas que já tive o prazer de conhecer nas minhas incursões pelo mundo da literatura. Há já bastante tempo que o conheço (ainda ontem o vi ali na esquina da minha rua), pensando bem...acho que o conheço desde sempre...mas só me apercebi disso depois de o encontrar.:) Portanto, como agora já tenho um blog onde posso publicar as minhas impressões, aqui ficam elas.
Hamlet - o príncipe indeciso. Após o conhecimento de uma terrível verdade, vive um angustiante conflito interior, quando a acção confronta a razão. Um homem que sabe que deve tomar uma atitude que vai totalmente contra a sua natureza...de um filósofo. Ser ou não ser - eis a (famosa) eterna questão! Esse sufocante dilema lança-o numa escalada obcessiva de reflexões e estratagemas, numa alienação da realidade, que mais não são do que um adiamento daquilo que sabe ser inevitável...até que o fatal destino vai ao seu encontro.
Shakespeare retratou magistralmente um tema intemporal. A complexidade da natureza humana. A angústia que sente alguém que tem que agir contra sua vontade e, na busca de uma confirmação, procura na verdade a negação das suas instintivas certezas, numa espera que só agrava o mais temido desfecho.

4 comments:

Mercurya said...

lolol bem se vê cm o cérebro morreu - 16h do dia 16h...;P
Mas eu sei o que houve no SABADO, eu ainda lá estive até às 17h, os meus neuroniozinhos só adormeceram dps.

lovely said...

E como correu às meninas? Sobre o post, acho q n há muito a dizer, para kem me conhece tao bem como a renata.. As vezes sabemos as certezas das coisas e tentamos arranjar estratagemas para n serem assim, so pq dói.. Toda a gente passa por isso acho. E talvez seja bom...

Mercurya said...

:) não, acho que não é bom...mais vale encarar a verdade, mesmo que ela se esconda ou que não a queiramos ver...e AGIR enquanto é tempo!

Quanto ao exame...acho que é possível que os objectivos sejam atingidos :)

Ines said...

Oi Oi, finalmente aqui estou eu!
Olha, quanto ao Hamlet: "Algo está podre pelo reino da Dinamarca (ou seja fc)", e nestes dias antes de começar o mestrado angústia (e ansiedade) é o prato do dia, tal e qual! ;P
E quanto aos exames: Relax, tu és crânio!!;P
Bjinhos