Tuesday, March 18, 2008

Contestação I

Pois agora resolveram acabar com as raças de "cães perigosos" em Portugal, que diz que são: Pit bull, Rottweiler, Cão de fila brasileiro, Dogue argentino, Staffordshire terrier americano, Staffordshire bull terrier e Toza inu.
Confesso que detesto pit bulls, e quanto aos outros, nem conheço a maioria, mas por muita antipatia que pudesse sentir pelos referidos cães, não consigo nem por um segundo simpatizar com esta enormidade que é, na prática, extinguir estas raças em Portugal. De início põe-se logo a questão: porquê estas raças e não outras, que supostamente também são "perigosas". Depois, não consigo evitar sentir repulsa pelo acto de acabar com aqueles cães...agora é impedir a reprodução e a seguir é o quê, exterminar os que já existem? E os cães fora da lista são o quê, a raça ariana??

Pode ser exagerado o que estou a dizer, mas mais absurdo é acabar com cães que alguém (que não faço ideia de quem seja) resolveu que não devem existir, baseado sabe-se lá em que critérios (sim, porque há por aí raças que também fazem muitos estragos e não foram contempladas na lista negra). Além disso, a dita perigosidade acaba por advir mais do porte grande do que pela agressividade que podem possuir, que há por aí muito cão pequenino que morde muito mais que um rottweiler. É ridículo e acho que ainda mais perigoso que os próprios "sorteados" é este tipo de medida. Não é por aí que se chega à solução. Mais valia apostar em medidas mais severas sobre as pessoas, no sentido de os responsabilizar cada vez mais pelos cães que possuem, e também acho que seria muito mais produtivo promover a educação dos donos, no sentido de saberem, por sua vez, educar de forma correcta os respectivos cães.

É importante não esquecer que o termo "raça" não tem qualquer significado taxonómico, logo os eventuais genes associados à agressividade canina são comuns a uma grande quantidade de "raças" de cães...
E todos os canis domesticus derivam do canis lupus, esse sim selvagem, mas afinal de contas...o cão ainda é o melhor amigo do homem...

4 comments:

Ines said...

Sabes, tb discordo, selvagens são os donos e não os cães.
Por vezes é a má educação e incitação à violência do animal que provoca o ataque. E muitas vezes, o simples facto de não socializar os cães deixando-os fechados em casa é que é o problema, pq ao soltarem-se assustam-se e atacam!
Tenho dito!

lovely said...

Concordo naquilo que dizes quanto a edicar as pessoas e na responsabilização pelos animais. Agora, não concordo quando dizes que não entendes o pq de serem esses os caes... Nem todos os cães são iguais! De todo... Se kiseres falamos sobre isso depois. Não keiras experimentar a furia de um rotweiller ou de um pit bull.

Mercurya said...

eu sei que as raças apontadas são perigosas pelo poder físico que têm,não quero experimentar a fúria nem sequer de um chiuaua, mas acho um bocado discriminatório, se se apontam estas, lembro-me de outras quantas cuja dentada tb n deve ser nada levezinha...

lovely said...

Sim sim, nisso tb concordo ctg.