Tuesday, April 07, 2009

Dar sangue

Ontem fui dar sangue! Pode-se considerar que a prova foi superada, a colheita foi bem sucedida, até correu tudo muito bem, principalmente se considerarmos que foi uma estreia...
Até ao momento em que estávamos todos para nos irmos embora, depois de lacharmos (aliás, eu ainda ia na 2ª bolacha), quando...vvvuuuummm! O sangue fugiu-se-me da cabeça. Providencialmente, ainda estava sentada. Fui semi-arrastada de volta para a sala das colheitas, ouvindo as pessoas a falarem comigo e eu a responder debaixo de água, tudo branco e a rodar...e foi mais de 1h até me conseguir levantar de novo. Tinha de dar barraca. :P
Bem, mas fiquei a saber que agora se podem dar plaquetas só, em vez de sangue, demora mais mas é menos exigente para o dador, e é mais rentabilizado para os receptores. Nem toda a gente pode dar plaquetas, mas parece que eu tenho uma enormidade de plaquetas e boas veias. Lol. Só tenho que resistir a badagaios...

10 comments:

Anonymous said...

bem,ja sou dador ha 7 anos e so agora é k sei destas coisas....tou a ver k a falta de informaçao ainda é um dos gds problemas.... ate hj ja dei sangue inumeras vezes e ainda n tive kk tontura.... axo k tem a ver com a fragilidade de cada um :P
Beijocas.....

Mercurya said...

Engraçadinho, "fragilidade de cada um"...pff! Aguentei-me bem na parte que interessava tá? :P

Acho que a cena das plaquetas é relativamente recente...

formiga negra said...

Muito bem! Estou muito orgulhosa:) Sempre conseguiste! Agora toca a dar plaquetas ehehe pode ser que um dia também vá dar...
beijinhos:)

Anonymous said...

relativamente mesmo....anida o mes passado fui dar sangue e n obtive kk informação acerca disso....mas Re,essa parte k aguentaste bem,é a parte mais facil...:P

Mercurya said...

Não é nada! A maior parte das pessoas que tem o badagaio é quando está a dar sangue! Pelo menos uma boa parte... ;P

Anonymous said...

mas isso é devido a pavoar a agulhas ou mm em ver sangue....a parte da "fraqueza", diz kem as sente" k é mm a pior parte....é mais ou menos semelhante ao k sentiste....mas sem dar o badagauio :P

Bruno said...

ah campea, é isso mesmo.
vai o sangue, vao as plaquetas, vai tudo... Grande festa que ai vao nessas veias... :D
beijinhos

bluezinha said...

Já tinha lido este post ha mt tempo mas so agr é k me lembrei de responder pk naquele dia nao tive tempo.. sorry.. Foste muito corajosa e dou-te os meus parabens por teres ido dar o sanguinho,tds nos deviamos agir assim, para ajudar o próximo. Eu dar ate dava mas desmaiava assim que la entrasse, tenho pavor a sangue e aquilo tudo!! Lol
Tb n sabia essa das plaquetas, ctg estamos sp a aprender amiga :)

bjs gds

Mercurya said...

Obrigada pelas manifestações de apoio ;)

Constança (Maruan) said...

barraca... =)

mas ao menos tu consegues dar, eu nem peso tenho para isso... =P
ou até quando consegui convencer que não me importava de ficar de molho o tempo necessário para recuperar, era primavera (Gilbert) e tinha uma tattoo recente... =/

lá se foi a nossa, minha e da Leonor, contribuição para o IPO