Sunday, March 22, 2009

Vida selvagem na Europa

Na Escócia, um milionário visionário resolveu avançar com um projecto cujo objectivo é restaurar a vida selvagem original das Highlands. Para isso tenciona reintroduzir as espécies que foram erradicadas da região há muitos séculos atrás, como javali, alce, lobo, lince e urso castanho. A ideia é que ao pôr naquelas terras os predadores e presas naturais, a fauna e flora selvagens fossem recuperadas e o ecossistema atingisse um equilíbrio natural.

Claro que, como todas as ideias revolucionárias que abalam as estruturas supra-estabelecidas da sociedade, há muitas vozes que se levantam, de apoio, mas principalmente de oposição. No entanto, os maiores problemas que estão a surgir são burocráticos, de leis que acabam por se contradizer. Por um lado exige-se a existência de uma vedação que proteja as pessoas que vivem na vizinhança dos predadores, por outro montanhistas e caminheiros opõem-se à vedação porque reclamam o direito de andar por onde quiserem...e se houver vedação há ainda a questão do terreno deixar de ser uma reserva de vida selvagem e passar a ser uma espécie de jardim zoológico, e nesse caso deixa de ser possível predador e presa estarem no mesmo espaço, portanto lá se vai a ideia de criar um ecossistema auto-sustentável.

Suponho que seja o que acontece sempre que alguém tenta mudar alguma coisa no mundo...A ideia nem sequer é original, já houve quem fizesse o mesmo na África do Sul, com sucesso. Mas os velhos do restelo acham que na Escócia isso é impossível.

Eu apoio a ideia. Acho fantástica. Se fizessem isso aqui em Portugal ficava igualmente feliz. Seria espectacular ter de volta o lince ibérico nas nossas florestas, assim como o aumento da população de lobos. A maioria destes animais não constituem perigo para o Homem, pois não estamos propriamente abaixo na cadeia alimentar, e foram alvo de perseguições implacáveis por preconceito e medo, em boa parte infundados, que levaram à sua erradicação em muitos dos locais que habitavam. Era bom que os governos dos países apostassem mais na recuperação da vida selvagem local.

Se quiserem saber algo mais sobre o projecto Alladale, vejam aqui.

3 comments:

Anonymous said...

Eu concordo com o repovoamento,mas ha factores para alem dos k referiste k têm de serr revistos....por exemplo,na Escocia,como referiste,kerem repovoar predadore maioritariamente. Logo ai tem k se levar em conta a alimentaçao destes....tem k se criar condiçoes para k postriormente n os levem a atacar,n so o homem,como as criaçao de animais......Tb concordo k era optimo termos de volta o quase extinto lince Iberico...so vi um e a alguma distancia e devo dizer k é um animal magnifico...mas n so o lince e o lobo...temos especies k ja quase desaparaceram das nossas terras,como por exemplo o veado......

Mercurya said...

sim, é verdade. Mas eles não querem repovoar só os predadores. O alce não é predador, e não falam nos animais que podem servir de alimento aos referidos predadores porque eles já lá existem.
O veado vermelho, por exemplo, que até é actualmente quase uma "praga" porque existem em demasia e não permitem o crescimento da vegetação típica. Alimento para o lobo e para o lince não falta. E para os ursos tb há fartura de salmão no rio. =) Eles têm tudo controlado hehe. ;P

Ines said...

Era bom... :)