Wednesday, October 01, 2008

o marroquino

Na semana passada fomos, eu mais os meus coleguinhas, a um restaurante marroquino, que não faço ideia de onde fica, que não me oriento lá muito bem nas ruas do Porto. O local foi um tanto surpreendente, precisamente por não ser tão tipicamente marroquino como se esperava. Basicamente era um snack-bar adaptado (talvez por estar aberto há apenas 20 dias...?), com uns lenços com medalhinhas, paredes cor-de-salmão, balcão tipo café, mobília e candeeiros do IKEA...era mais ocidental que propriamente árabe, acentuado pelo acender de luzes brancas (quando na penumbra ainda disfarçava um bocado). O apecto era de tal maneira improvisado que tinha um plastico preto a tapar o nome do antigo snack-bar, e o actual nome estava escrito numa folha de papel A4 colada na montra: "restaurante/snack-bar menta-couscous". :) A parte mais arabesca e gira do sítio era um cantinho que tinha coloridas almofadas-banco redondas no chão.
Mas a essência estava lá: a comidinha. Achei piada às entradas de pão com sementes de sésamo a acompanhar azeitonas com pimentão ligeiramente picantes, que me pareceu curiosamente familiar, fazendo recordar algumas tradições do povo lusitano. Tagine, couscous, baghrir...nomes estranhos que traduzem iguarias interessantes, saborosas, desde o couscous com frango e legumes, à carne com tâmaras e amêndoas, ou acompanhada de ameixas. À sobremesa um crepe com tâmaras e amêndoas (eles devem gostar mesmo muito disto lol) regado com mel, que desagradou a maioria dos convivas, mas de que eu gostei (mas reconheço que enjoava um bocado de tão doce). Gostei, sem dúvida um sítio para voltar!

2 comments:

bluezinha said...

hum n sabia k a comida marroquina levasse tanta tamara... confesso k nc experimentei, um dia tens k me levar a provar essas iguarias :P bj

Mercurya said...

Quando quiseres! ;)