Sunday, August 30, 2009

Sintra "à la turista"

Finalmente fui a Sintra, conhecer o sítio como deve de ser desde que tenho idade suficiente para memorizar o que vejo...dentro dos possíveis claro. :P Fui com as minhas guias particulares que acabaram por se revelar também turistas, a Maggie e a Ivi, mais o Ricardo e o Pedrinho. Escolhemos o dia mesmo em cheio, depois de uma semana de tempo manhoso (pelo menos no Porto era como estava) apanhámos um sábado cheio de sol, com temperaturas de 34 graus. Fantástico para quem ia andar à torreira do sol. O que vale é que Sintra é sempre Sintra e a serra amenizava ligeiramente o calorão...pelo menos havia sombra...nos edifícios é que não.

Descobrimos que eles agora fazem uma promoção que inclui o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, o Palácio de Monserrate e o Convento dos Capuchos. Desta forma lá andámos então às voltas serra acima e serra abaixo, e ainda conseguimos ver quase tudo (do pacote só nos faltou os Capuchos). Espectacular. Fiquei maravilhada. É incrível os tesouros (porque são practicamente isso) que temos no nosso país. Só é pena que os portugueses não lhes dêem o devido valor e não os preservem como mereciam...

Tão produtivo (e cansativo! que no fim do dia já nos arrastávamos...) passeio só podia terminar na Piriquita com os tão famosos quanto apetitosos travesseiros e queijadas de Sintra.
Castelo dos Mouros

Palácio da Pena (só tenho esta foto...com metade do Palácio e vista de baixo...mas pronto, foi o que se pôde arranjar)

Palácio de Monserrate

Monday, August 24, 2009

Algarve

O que o Algarve tem de melhor...algumas coisas, faltam aqui umas quantas. =)
Faro, a parte antiga da cidade e as suas ruazinhas tipicamente algarvias, as esplanadas que se encontram um pouco por toda a cidade, tão convidativas nas noites de Verão. O Parque Natural da Ria Formosa, o sapal recortado por canais, protegido pelas ilhas e penínsulas da região, entre elas a praia de Faro, da minha eleição por estar mesmo ali ao pé e quase não ter...turismo. Coisa rara no Algarve, e por isso...preciosa para mim hehe. O que mais penso sobre o assunto terá de ficar para outro post. Too long...

Continuando com as coisas boas...os pitéus. Adoro as conquilhas, petisco delicioso que só encontro mesmo no Sul, os caracóis, com aquele tempero de orégãos e alho nas doses certas, o arroz de marisco com uma variedade que só no Algarve é possível...E figos, a melhor fruta do ano (lol), o Dom Rodrigo, aquela bomba calórica de doce de ovos regado com caramelo e polvilhado de canela, e ainda de referir uma iguaria que desconhecia até este ano, a tarte de figo e amêndoa (e não tenho a certeza se não tinha também alfarroba) tão boa e tão doce, que só me fez lembrar aqueles doces marroquinos que quase enjoam só de olhar mas que me sabem muita bem. Lol. Bem, por alguma razão o Algarve é quase outro país...as semelhanças com os vizinhos do Norte de África são maiores do que em qualquer outra parte de Portugal.